sábado, 27 de fevereiro de 2010

Arrazando corações

Eu não ia falar nada, mas sexta-feira foi o ápice e eu tenho que comentar. Minhas aluninhas me amam! Sexta-feira era o nosso último dia de aula e algumas delas me deram chocolates e cartões. Ficavam me seguindo, me abanando o tempo todo e pedindo pra tirar fotos, milhares de fotos! :)
Modéstia à parte, arrazei os corações das minhas aluninhas polonesas. Detalhe, elas tinham de 13 a 15 anos. As mais safadas eram as de 13 ou 14, claro. Naquela manhã aconteceu também um evento na escola, tipo um show de talentos, um Polish Idol digamos assim. Alguns estudantes cantavam muito bem, já outros... Enfim. Umas alunas safadas fizeram uma apresentação estilo Moulin Rouge, vestidas à carater. Muito legal e engraçado até, mas um tanto quanto constragedor.
No fim das nossas aulas, as professoras nos levaram para conversar com o diretor da escola. Muito educado e interessado ele. Conversamos sobre diversos assuntos relacionados aos nossos países, tiramos fotos e recebemos presentes - vários souvenires de Szczecin, muito legal, mesmo! Fomos tratados como celebridades e elogiados pelo trabalho. Fiquei muito feliz com isso, afinal, era o mínimo. Eles sempre foram super atenciosos conosco e muito prestativos.
Quinta-feira fomos numa festa que a AIESEC estava fazendo para promover a organização entre os estudantes. Não voltamos tarde, pois precisava trabalhar no outro dia. Estava bem boa, e pra variar, não sei se foi porque fiquei levemente bebinho no final. :)
Hoje a Elba foi embora e também aproveitamos para limpar a casa. Mais do que necessário!
À tarde fui com a Bruna no Galaxy, pra variar, e olhamos umas coisas, mas não compramos nada.
Na volta, tivemos que completar o caminho do trem à pé, pois aconteceu um acidente entre um outro trem e um carro, fazendo o trânsito parar. Detalhe que o elemento que atravessou seu carro na frente do trem, conseguiu fazê-lo saindo da entrada de uma igreja, não era nem uma rua movimentada. Parabéns!
Nem comentei nada, mas não fui na Estocolmo. Em suma, o animal aqui reservou o voo pra 26 de MARÇO (sim, os dias eram os mesmos, os números dos voos também). Ou seja, 20 euros no lixo. PORÉM, a Ryanair me mandou um e-mail que eu recém vi, dizendo que voo teve a hora alterada e se eu não concordasse com a mudança, poderia requerer o reembolso através de crédito para outros voos. Maravilha! :)
Não sei se vou utilizá-los, mas pelo menos tenho a opção.
Mais tarde vamos à uma festa, já que ontem estávamos preguiçosos demais e acabamos ficando em casa.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A Bíblia

Bom tempo sem postar. Desculpem-me, mas caí na rotina e na preguiça e não tive mais vontade de escrever.
Vou dividir esse mega post em partes para facilitar a leitura dos preguiçosos. :)

Quinta-feira
O trabalho naquela noite foi desperdício. Chegamos lá e eram apenas 4 adolescentes. Conversamos com eles, bem interessados até, mas nada de mais. O que piorou foi o horário e o local. Enfm.
Mais tarde fomos no Club 77. Nada a declarar, estava bom.

Vizinho cachaceiro
Sexta feira não trabalhei mas passei o dia pra cima e pra baixo fazendo diversas coisas. À noite, havia a Fevereiro Fest que comentei, uma festa da AIESEC no nosso apartamento para todos os aniversariantes de Fevereiro, eu e mais cinco.
Quarenta pessoas num apartamento bebendo e gritando. O que poderia dar errado, né? Eis que nosso querido vizinho careca, nojento, pervertido e monocelha veio entrando no apartamento dizendo que ia chamar a polícia. Eu simplesmente me sumi para o quarto com os alguns outros trainees e dali a 15 minutos voltamos para a sala e eu dei de cara com o vizinho careca, nojento, pervertido, monocelha e então bêbado conversando e secando as gurias da festa. O que aconteceu foi que o pessoal descobriu que ele era alcoólatra e ofereceram vodka pra ele. No fim da junção o velho não conseguia nem caminhar sozinho e até tirou foto pra gente. Adoro. Detalhe é que anteontem nós também descobrimos que ele é o nosso vizinho que escuta música eletrônica nos domingos à tarde.
Essa junção foi uma zona, todo mundo bêbado, sujando tudo e derramando tudo pela casa. Uma porqueira. Fomos todos em mil taxis para o City Hall, uma boate. No início estava um lixo, mas depois de uns copos de vodka a festa ficou bem boa! :)

City tour, parte 2
No sábado, Vini e eu aproveitamos o dia relativamente quente e ensolarado para caminhar por alguns pontos turísticos de Szczecin, muito lindo. À noite, jogamos boliche e eu QUASE ganhei, até a última rodada, que a Bruna safada fez um strike e acabou com a minha felicidade.
Domingo useless
Domingo foi bem à toa e fomos no Galaxy tentar comprar roupas. Não rolou sentimento, já que não tinha o meu tamanho da calça que eu queria. Desisto.

Happy birthday, Maurício!
Finalmente, segunda-feira, meu aniversário! :D
O dia foi ótimo. Começamos a trabalhar nessa nova escola que é muito boa, os professores são muito queridos e os alunos são legais até. Estou com uma chinesa falando sobre nossas culturas. São 5 aulas por dia, cada uma com 20 minutos para cada um de nós explicarmos sobre nossos países. Pouco tempo, mas eles parecem estar gostando.
À noite, minha buddy aqui da AIESEC Szczecin, Magda, apareceu de surpresa com outra aieseca me trazendo um mini pedaço de bolo comprado de última hora com algumas velinhas. Muito legal! Fiquei bem feliz! Fiz negrinho para nós e os brasileiros me deram dois copos de bebida (capaz que não, né) e duas cuecas! Muito tri, gostei bastante também – utilidade dos presentes? Máxima.

E aí?
Por fim, ontem trabalhei e fui à academia novamente. Nada de mais. Preciso organizar minha viagem depois que sair daqui, para economizar dinheiro comprando as passagens adiantadas.
Hoje voltou a nevar! Eu achei que não ia mais acontecer isso, mas tá nevando, e muito! Enfim, fazer o que, né?
Outro assunto que eu quero comentar, de novo, é a situação que estamos vivendo aqui. Essa história de China/Taiwan já rendeu, depois da noite fatídica, um prato quebrado e mais brigas com direito ao Lee sair de casa para tomar um ar e a Natasha ser ignorada em massa pelos queridos chineses por questionar e ler sobre o assunto. Estamos vivendo literalmente um Big Brother. De um lado, os chineses que reagem de uma maneira louca quando qualquer um toca no assunto, ainda que só para tentar entender. De outro, o resto da casa. Legal é que chegou a um ponto em que as pessoas estão se ignorando, sempre juntas em grupos separados fofocando. Enfim, chato, mas interessante, até.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

TENSO

Pois é. Só por que eu falei que a semana tava tranqüila, ontem aconteceu algo MUITO tenso.
Enfim, detalhes posteriormente.
Nosso trabalho ontem foi meio broxante. Chegamos no lugar, uma casa com uma grande sala, uma grande mesa e crianças e adolescente tomando café da noite. Bem aconchegante. Nos trataram super bem e pediram para começarmos. Como os "alunos" eram muitos, nos dividimos. O primeiro grupo que eu conversei eram de umas gurias 13 a 17 anos, muito retardadas. Principalmente as de 15 anos. Sabe aquelas guriazinhas típicas de 15 anos que ficam rindo, não tem interesse e conversam entre si em polônes, sem interagir? Exatamente assim. Pra minha sorte, a menina de 13 anos era a mais madura de todas e a que melhor falava inglês. Me ajudou um monte, incentivando as outras mongas a falar.
O segundo grupo foi o mais legal, eram de 15 a 17 anos por aí, mas muito mais maduros e interessados. Conversamos bastante.
O terceiro grupo foi um inferninho também. Eram crianças queridinhas (até) de 10 anos. O problema é que elas só riam e falavam em polônes e faziam perguntas idiotas, depois de eu muito insistir. Sem falar que nunca respondiam o que eu perguntava para tentar manter uma conversação. Eu não sabia direito o que fazer e não via a hora de ir embora.
Eis que à noite, antes de dormir, que aconteceu o momento mais TENSO ever do universo em Szczecin até agora.
Começamos todos a conversar sobre hinos nacionais e tal, quando convencemos a taiwanesa a cantar o hino da bandeira deles. Eis que 3 minutos depois, no meio da cantaria, descem 2 chinesas, a Ramalho e a Dentinho (não vou citar nomes verdadeiros), mandando a taiwanesa ficar quieta que ela não tinha o direito de cantar aquela música, que ofendia elas e que Taiwan não era considerado um país.
Ficou um clima MUITO tenso e eu falei "Ah! Relaxem, é só uma música!". Eis que a Dentinho diz pra mim "Maurício, tu não sabe de nada e não tem o direito de falar!".
Ei, sério, em 2 minutos eu subi lá em cima e SENTEI OS CACHORROS naquela chinesa safada (#atoronperigon). Falei que eu tinha ficado muito brabo pois ela tinha sido muito estúpida comigo, falei que elas deviam ser mais tolerantes, já que a gente não tinha nada que ver com os problemas deles. De maneira nenhuma nós quisemos ofender eles e que para nós era simplesmente uma música. Enfim, o ponto era que ela não precisava ter sido idiota comigo, pois a gente não sabia desse conflito entre eles. Eu pedi desculpas e elas pediram desculpas também, pois estavam muito brabas.
Hoje de manhã eu acordei e tava aquele climão, aí quando estava saindo de casa já, a Dentinho veio atrás de mim e pediu desculpas, porque tinha ficado muito triste que eu tinha dito que ela tinha sido muito grossa comigo e ela não queria que eu pensasse que elas eram sempre assim. Aceitei as desculpas e pedi desculpas de novo por qualquer ofensa e ficou tudo bem.
De qualquer forma, eu ainda não sei a origem desse conflito China/Taiwan, mas me parece que eles são MUITO bitolados. Eu já ia encher eles de ossos, falando que a impressão que eu estava tendo desse povo era horrível, mas depois do pedido de desculpas dela, me convenci de que eu não posso ficar julgando, já que, afinal, eu não sei nada sobre essa discussão.
Enfim, ficou combinado que ninguém mais toca nesse assunto por aqui.
Bom, vou me organizar aqui que meu trabalho começa às SETE da NOITE hoje. Espero que seja melhor do que ontem. E à noite, festa. Então, até breve.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Semana tranqüila

Semana começou tranqüila, de volta à rotina e à academia! Na segunda eu dei um pouco mais de prejuízo pra minha família, comprando uma calça e um moleton. :)
Ontem, passei o dia tenso porque iríamos para um jardim de infância onde as crianças não falavam inglês e eu não sabia o que iria fazer com as crias. Eis que o lugar que fomos, é no FIM do mundo. Mesmo. É fora de Szczecin, numa cidadezinha chamada Police, mais precisamente num vilarejo dentro dessa cidadezinha. Ou seja, 2h de ônibus lá do flat. Pra nossa surpresa, ao chegarmos lá, as crianças não eram tão novas - tinham de 10 a 15 anos - e entendiam inglês, bem até. Tivemos mais um bate papo do que uma apresentação pra eles. Foi uma conversa informal bem boa. Eles estavam bem interessados - inclusive me chamou a atenção a quantidade de conhecimento que um guri e uma guria de lá tinham sobre o Brasil. Ficamos umas duas horas lá com as crianças, conversamos e jogamos até pebolim.
Quando voltamos à noite, fomos ao Galaxy e assistimos ao filme "Simplesmente complicado". A história é basicamente sobre um casal que está divorciado há 10 anos e então resolvem ter um caso novamente, sendo que o ex-marido já está casado novamente. Muito engraçado, eu recomendo!
Hoje fui cedo para a academia e trabalho só às 18h, na mesma cidadezinha, mas em outro vilarejo. Amanhã dou detalhes. Bom, vou sair daqui que lá fora tem um sol querendo sair dentre as nuvens. Finalmente.
Ahh! Feliz aniversário pro nosso companheiro brasileiro aqui (que Lula isso!), o Victor! Tudo de bom! :D

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Podres

Sério, depois que eu sobreviver 2 meses com esses chineses, eu vou amar morar com os meus amigos em Santa Maria.
Esse apartamento tá uma zona! Todo sujo, bagunçado, a cozinha tá um lixo - falando em lixo, tiram o lixo e deixam os sacos pela casa, ao invés de levar pra fora.
Além disso, o CL daqui continua socando gente pra cá. No meio dessa semana agora veio mais um colombiano pra ficar até semana que vem, sem falar na chinesa Teresa que devia ter saído já. A comida que eles dão pra gente é sempre a mais barata e de pouco em pouco, ou seja, sempre tá acabando e temos que ficar pedindo constantemente pra OCP comprar coisas. Foi uma dificuldade para achar algo pra comer. Não preciso nem comentar que estou há um mês dividindo travesseiro e sofá-cama.
Bom, esse meu mau humor deve ser por conta da ressaca. Ontem fomos no Club 77 e tava bem legal. De novo, essas polonesas são safadas DEMAIS. Beliscaram a minha bunda, me atolaram e disseram que eu tinha os olhos parecidos com o carinha do Crepúsculo. Detalhe que eu agradeci por ela dizer que eu era parecido com o cara (não sabia o que dizer - "Ahã, Cláudia, senta lá") e ela fez questão de corrigir: eu não era parecido com ele, mas sim tinha os olhos parecidos. (Uia!).
Antes da festa, fomos na casa/quarto da Polianna celebrar o ano novo chinês! Comemos algumas coisas boas e voltamos para casa. Foi bem divertido! :)
Enfim, feliz ano novo chinês para todos nós!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Home, sweet home

Estou de volta à Polônia, finalmente! Estava precisando.
Cheguei ontem em Berlim, depois de o trem atrasar, perto do meio-dia. Combinei de encontrar a Bruna na estação de trem para passearmos por Berlim. O trem dela também atrasou e não restou muito tempo para conhecermos a cidade. Fomos só em alguns pontos básicos, como a catedral de Berlim, o Reichtag, o portão de Bradenburgo - que tinha um painel idiota tapando a parte da frente, restando só a vista de trás, uma torre que tem bem alta e o muro de Berlim, que por sinal nós só encontramos a parte que está toda reformada e sem resquícios do muro antigo. Broxante.
Cansados e molhados, voltamos pra Szczecin. No meio da viagem, o trem estragou e ficou uma hora parado. Foi só uma senhora polonesa soltar os cachorros no maquinista que o trem voltou a funcionar. Conhecemos um cara do Cazaquistão, que mora em Berlim, mas morou em Szczecin e uma guria que esta indo morar na Belgica, mas é da Polonia (vai trabalhar em algum órgão alto da União Européia, colega). Eles estavam super interessados em conversar com a gente, inclusive nos ajudaram a preencher um formulário para pedir o dinheiro do trem de volta (sim, a empresa de trem ofereceu isso por causa do problema que nos fez esperar 1h) e ofereceram estadia em Berlim. Muito tri! :)
Chegamos depois das 21h. E como foi bom chegar em casa, lavar as roupas, e colocar outras realmente limpas, depois de um belo banho de banheira. Estou me sentindo renovado e pronto pra próxima! :) Inclusive já comprei passagem para Estocolmo, Suécia, para o dia 26 por apenas 20 euros. Falando nisso, estou planejando o que vou fazer depois que sair daqui e acho que vou para Londres, Amsterdam, Bruxelas, Suíça e finalmente Paris.
Essa semana meu trabalho vai ser diferente. Trabalharei só Terça, Quarta e Quinta - mais ou menos 2h por dia, no fim do dia, inicio da noite - com crianças do jardim de infância que nem falam inglês. #atoron
Vou pagar todos os meus pecados, mas o horário folgado vai compensar! Quero só ver.
Bom, vou aproveitar esse final de semana para descansar e colocar as coisas em dia.
Estou com fome e preciso almoçar! Agora.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cheap bastard

Acordei mil vezes nessa ultima noite com o pessoal do albergue. Mas, enfim, dormi bem e bastante. Levantei, me arrumei e fiz o café da manha valer os 3 euros. :)
Chegamos em Füssen, cidadezinha do lado dos castelos do rei Ludwig II (sim, sao varios) lá pelas 12h. O onibus nos deixou no pé da montanha, ou seja, 30 minutos de caminhada morro a cima - para os folgados, por apenas 6 euros, haviam carruagens/carrocas que os levavam ate la em cima.
Valeu a pena, com certeza. O lugar e o castelo sao lindos. Pra se ter uma nocao, ele nunca foi finalizado. O projeto previa mais de 100 quartos e em 17 anos foram completados somente 17 (!), depois o rei morreu e eles pararam de construir. Uma pena que estava nevando, o que bloqueava grande parte da nossa visao, que deve ser muito linda no verao, ja que o castelo é no topo de uma montanha.
Ah, detalhe que eu tenho falando no plural e nao expliquei. Um guri que chegou ontem no albergue, um pequeno americano de 2m de altura (6 pés e 9 polegadas) chamado Walker foi comigo, bem gente fina ele.
Bom, devido a precos absurdos, mudei meus planos levemente. Passo mais essa noite em Munique e amanha bem cedo vou pra Berlim - prefiro nao comentar e esquecer o preco que eu paguei pela passagem. Pretendo nao dormir la, pra nao gastar. Mao de vaca, eu sei, mas ta doendo o coracao, afinal eu nao comprei nada pra mim, praticamente, e ja gastei bastante.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Frio, cansaço e espera

Antes de mais nada, tem uns detalhes que eu esqueci de comentar ultimamente:
1. O metro de Budapeste tem umas escadas rolantes FAST AND FURIOUS muito nervosas. Ta louco. Elas devem ter ate injecao eletronica Fueltech.
2. O metro de Budapeste tem um vento MUITO desgracado. A fisica explica, como diria uma professora minha do colegio (obvio). Dever ser por causa do quentinho la debaixo e do frio congelante da superficie. Enfim, triste.

Muito bem. Ontem, depois que sai da lanhouse eu andei um pouco pelo centrinho de compras ali de Vienna e fui para a minha estacao de trem, que nao era a central. Eis que chego la e vejo que nao tinha calefacao. Uma delicia. Foram as duas horas mais sofridas de espera, ever. Inclusive fui tentar entrar no banheiro para ver se esquentava e dei de cara com uns 4 mendigos deitados no chao. TENSO. Alem disso, passei a noite no trem, da meia-noite as seis da manha, quando cheguei em Munique. Outro deleite.
O dia foi mega cansativo. Fiquei caminhando pra cima e pra baixo pela cidade com a minha mochila de mil quilos nas costas e tentando definir o que eu faria amanha, se iria direto pra Berlim hoje de noite, amanha de manha, ou so amanha de noite. Como voces percebem, eu nao fui hoje.
Depois de muito pesquisar, eu descobri um ticket que se chama Bayern ticket, que tu pagas 20 euros e ele te permite usar qualquer tipo de trem regional, metro, onibus, tram, bicicleta, patinete (ta, deu pra entender) das 9h da manha ate as 3h da manha do outro dia - 18 horas. Ou seja, eu vou e volto de Neuscwhanstein amanha por VINTE euros, sendo que o trem normal sairia por 45. Fiquei muito feliz. #ficadica
Outro detalhe que me veio agora, durante esse monte de pesquisas, constatei que as pessoas aqui em Munique sao MUITO prestativas e simpaticas. Me surpreendi, positivamente.
A cidade de Munique é bem legal, tem suas atracoes, mas nao achei nada que me deixasse boquiaberto. Mais uma bela cidade européia.
Enfim, dei check in no albergue, cuja atendente é portuguesa (achei o ´!!), às 15h por ai. Nao aguentava mais caminhar e tava querendo minha cabeca num poste, pois tinha dado muitas voltas inuteis para achar o recinto e havia (e ainda esta) nevado o dia todo. Dormi um pouco e ca estou. Amanha, nao acordo muito cedo. Que bom. Provavelmente nao va postar nada amanha, só sexta, de Berlim.
Ah! A Natasha me mandou um email com passagens de ida e volta de Berlim para Estocolmo, na Suécia, por 4 euros dia 26 de fevereiro. Tentador. Eu tinha outros planos, mas vou reve-los.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Viena

Hoje acordamos bem cedo, eu e a Natasha, e viemos de onibus para Viena. Saimos de Budapeste as 7h e chegamos as 10h. Devido ao preco das passagens de trem e do tempo de viagem, mudei meus planos. Vou pra Munique, Alemanha, hoje de noite. Fico um ou dois dias la, quero tentar ir ao castelo de Neuschwanstein, e depois vou pra Berlim. Acho que volto pra Szczecin no maximo sabado.
O dia tava muito frio aqui hoje! Mas a cidade e linda, muito limpa, muito mesmo, com ruas largas e predios super antigos mas totalmente conservados. O que nao faltam sao predios grandiosos e palacios e palacetes para todos os lados. Realmente vale a pena. Passeamos pelo complexo de Hofburg, pelo Parlamento, pelo palacio de Schoenbrunn, palacio Belvedere, Opera, igreja de St. Stephan, ou algo parecido e mais uns lugares.
A prefeitura, ou sei la quem, montou uma pista de patinacao no gelo na frente do parlamento que eh muito tri! Se nao tivesse tao frio, eu patianava. Pra nos esquetarmos, tomamos um chocolate quente, branco. Muito bom!
No fim do dia, a Natasha voltou para a Hungria e eu estou aqui matando tempo ate a hora do meu trem, meia-noite soh.
Estou cansado de viajar, quero voltar logo pra Polonia.
Enfim, amanha, mando noticias de Munique.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

É, não é fácil

Primeiramente, perdao pelo abandono aqui. Nao estou num momento muito agradavel de minha existencia e nao tenho tido vontade de escrever. Mas, enfim, nao vem ao caso. Nao se procupem, vai passar! :)
Para contar para voces sobre os lugares que eu visitei ate agora, vou dividi-los para facilitar.

Milao:
Bom, chegamos la perto do meio dia e tava chovendo/nevando/chovendo gelo e tava bem frio. Nao esperava que estivesse tao frio e com tanta neve. Olhamos o Duomo e a Galeria Victorio Emanuelle e fomos em busca das famosas lojas de grifes. Obviamente que primeiro fomos aos outlets, que, por acaso, foram uma frustracao. Eu esperava encontrar coisas super baratas. Na verdade, eram baratas, mas ainda assim caras, se voces me entendem. Por exemplo, encontrei um casaco de 2000 euros, por apenas 500. Pois e`, bagatela. Passamos por algumas lojas de grife e nem olhamos o preco pra nao chorar. ;)
La pelas 17h30 pegamos o trem para Veneza.
Veneza:
Com certeza, a minha maior decepcao. Nao gostei nem um pouco da cidade. Enfim, chegamos la de noite, nao havia um albergue sequer, entao fomos atras de hoteis baratos. O nosso hotel era bem bom, mas relativamente caro se for comparado a um albergue - 20 euros por pessoa. Estava chovendo muito, estavamos molhados e cansados. So deu para eu lavar umas roupas e ir dormir. Pela manha passeamos pela cidade. Cheia de ruelas super estreitas fedidas e molhadas, que nao dao a lugar nenhum, tornando horrivel se locomover para os lugares. E` muito facil se perder e parece que se esta andando em circulos. Sem falar nas milhares de ruelas sem saida e pontes sobre os canais. Tudo isso sob chuva. E o meio de transporte pelos canais, tipo onibus maritmo, o vaporetto era um absurdo de caro. A cidade estava relativamente lotada por causa que naquele domingo comecava o carnaval de Veneza, bem famoso. Por causa disso, era possivel ver pessoas fantasiadas e usando aquelas mascaras tipicas. Bem legal ate. Talvez no verao a cidade seja melhor, mas apesar da beleza dos canais, nao gostei nem um pouco. (Nao posso esquecer de comentar a quantidade de pessoas idosas naquela cidade, inacreditavel).
No meio da tarde, rumamos para o aeroporto e viemos para Budapeste.
Budapeste:
Essa cidade e` muito linda, uma das mais bonitas que eu ja vi. Chegamos a noite e ficamos um tanto quanto assustados, a cidade parecia fantasma - pouquissima gente na rua num sabado a noite, estava frio, nevando e com as ruas pouco iluminadas - pelo menos perto do nosso albergue. Assustador.
Nos ajeitamos e fomos a uma boate que era pra ser grande coisa, Morrison`s 2, quando na verdade foi um tanto quanto lixo. As musicas eram relativamente velhas e as pessoas eram suadas e fedidas. Quando estavamos indo embora que as musicas melhoraram, nao sei se era porque eu estava ficando bebado ou o DJ estava comecando a colaborar.
Como iriamos ficar dois dias, nao nos preocupamos em acordar muito cedo. Eu e a Natasha passeamos por alguns pontos da cidade como a Opera, o Parlamento, a basilica de St. Stephen`s e o Hero`s Square. Hoje acordamos cedo e visitamos o resto da cidade, do outro lado do rio e caminhamos por ai. O dia estava ensolarado e bem agradavel do lado de fora. Foi bem proveitoso e caminhamos bastante.

Enfim, desculpem a falta de detalhes, mas eu realmente nao estou nos melhores momentos, apesar de nesse exato momento, estar me sentindo melhor gracas a uma simples mensagem.
Proximo post, provavelmente Berlim. Partimos amanha de manha as 7h para Vienna, sendo que nao pretendo pousar em albergue, pra nao gastar (falando nisso, nao aguento mais comer Mc Donald`s e afins), entao viajo direto para Salzburg e tento ir para Hallstat, passando a quarta-feira la. Quinta quero estar em Berlim.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Coxas torneadas

A pedidos: nao tinha "Boa noite, Cinderela" no vinho de ontem. Eu nao tive as corneas arrancadas. Eu nao estou na Eslovaquia e esse albergue nao e` igual ao albergue do filme "O Albergue".
Bom, esclarecimentos feitos, vamos ao dia de hoje.
Saimos cedo de casa e caminhamos DEMAIS por todo o centro de Florenca, onde ficam a maioria dos pontos turisticos - e isso, com certeza, vai me deixar com coxas torneadas. Fomos a Galleria dell`Academia, onde fica o nosso amigo David de Michelangelo - que e` gigante e cheio de detalhes - e mais um monte de obras famosas. Seguimos para a igreja Duomo, gigante e bela, pra variar. Mais adiante fomos ao museu Uffizzi, que tem muitas e muitas obras de pintores Florentinos de varias epocas. Muita coisa que eu estudei em Historia da Arte na faculdade, eu vi ao vivo. Valeu a pena, com certeza - sem falar da quantidade enorme de estatuas gregas e romanas, orignais. Por fim, fomos a Ponte Vecchio, que nada mais e` do que uma ponte velha, como diz o nome. Passamos tambem por outros pontos turisticos que nao entramos, como a igreja de Santa Maria Novella. Um museu que eu esqueci completamente de ir foi o museu de Borgello, mas do mesmo, no fim da tarde eu ja estava saturado de quadros e estatuas religiosas ou burguesas.
Aproveitei a liquidacao de tudo por aqui e comprei um oculos de sol novo e um casaco, que deveria custar no minimo uns 90 euros, por QUINZE euros. Muito barato, numa loja tipo Renner, claro.
Ahh! Ocorrido tenso hoje: estava eu no banheiro do McDonalds`s lavando minhas maos, quando surge do meu lado um policial italiano todo engomadinho pedindo um documento meu. Na hora eu pensei: "Documento? Por que? Merda, o que eu fiz de errado!". Dei meu passaporte e ele nem abriu, so olhou e me devolveu, agradecendo - mas com a cara amarrada. TENSO. Ja tinha visualizado eu sendo deportado da Italia sem saber o motivo. Mais tarde vi ele abordando outras pessoas na rua, deviam estar procurando alguem em especial.
Enfim, amanha vamos pra Milao as oito e meia da manha, ficamos umas quatro horas la e depois vamos para Veneza, ficando ate sabado, quando a noite, vamos para Budapeste, na Hungria.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Aprendendo na amarra

Quarta-feira comecou na correria. Sai de casa cedo para ir na basilica de Sao Pedro buscar a tal da agua benta. Eis que o lugar onde se pega, que deveria estar aberto, estava fechado. Me fizeram esperar uns 10 minutos ate que veio um funcionario do Vaticano, pegou os potinhos que eu levei e se sumiu dentro duma sala que eu tinha visto antes, cheia de cardeais. Logo depois ele voltou com eles cheios (os potes, nao os cardeiais). Espero que nao seja de agua do banheiro. Enfim, me senti importante! :)
Essa espera me fez chegar relativamente atrasado pra comprar o ticket para Pisa e a fila da estacao me deixou muito atrasado. Resumindo, atravessamos correndo a estacao de trem de Roma em desespero pra nao perder o trem. Chegamos em cima da hora - nao preciso nem dizer que eu estava praticamente tendo um AVC.
Nao deu 10 minutos de viagem, apareceu o fiscal do trem. Entregamos felizes nossos bilhetes ate ele dizer que nos deveriamos ter validado eles na estacao - sendo que a xina da atendente nao tinha dito nada. Teriamos que pagar 50 euros CADA de multa, mas como ele viu que eramos muito coitados, deixou pagarmos 50 no total. Que droga, chega de contribuir com o crescimento da economia europeia dessa maneira.
O trem passou pela costa italiana, linda por sinal. Ate parecia quentinho do lado de fora. Chegamos em Pisa no meio da tarde e fomos direto a Piazza dei Miracoli (ou algo do tipo) onde fica a torre de Pisa e o resto das atracoes do complexo. Ficamos la ate o fim da tarde. Muito legal a igreja e a torre, bem torta. Comemos algo e viemos para Florenca. Nosso albergue e` bem novo por dentro, mas num predio bem antigo, numa ruela, bem europeu! :)
Encontrei um brasileiro que ta ha uns 5 meses aqui e conversamos um pouco.
Ah! Mudamos os nossos planos: vamos para Budapeste no sabado de aviao, de Veneza. O Lee encontrou uma passaem aerea por 35 euros (!!) pela Wizz Air. Sim, estou com medo, muito medo.
Enfim, agora ha pouco umas 5 gurias que falavam alguma lingua indecifravel me deram meia garrafa de vinho branco, porque nao iriam conseguir mais beber. Fazer o que, ne!
Bom, amanha mais um dia cheio, mas antes vou experimentar esse vinho. :)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Full day

Nosso dia foi puxado hoje. Acordamos cedo e saimos com cameras e mapas na mao. Fomos ate a estaçao central e de la compramos um passe daqueles onibus de turismo que param nos pontos turisticos e tu pode descer e subir quantas vezes quiser. Pois é, passamos pelo Coliseu, Vaticano, Pantheon, Piazza Navona, Fontana di Trevi e a por fim a Piazza di Spagna - sem falar nos lugares que nao descemos, mas tiramos fotos!
Resumindo, é tudo muito lindo, imponente e de tirar o folego. Vale muito a pena. Nossa, nao tem nem o que falar.
No fim do dia, comemos uma pizza tipica italiana, que eu nao achei grande coisa pq estava pronta la ha horas e, mesmo depois de colocar no forno por alguns minutos, ainda estava gelada. E, de sobremesa tomamos um autentico sorvete italiano. Alem disso um chines vendedor de rua me fez comprar uma caricatura minha, que no fim, me arrependi porque achei um lixo. Caminhamos pela via Condotti, que é a rua onde ficam as lojas caras e chiques daqui. Entramos em todas, Bulgari, Guess, Cartier, Gucci, Prada, entre outras e olhamos mais ainda. Comprar que é bom, nada (obviamente).
Amanha de manha vamos para Pisa e a noite para Florença. Sexta vamos para Milao e depois para Veneza. Domingo estaremos em Salzburg e Hallstat na Austria e segunda queremos chegar em Budapeste, na Hungria.
Enfim, correria total! Mas vai ser bem tri, ja esta sendo.
To super cansado do dia e ja esta tarde, por isso nao vou me deter muito em detalhes de Roma. Outra hora, com mais calma, talvez eu lembre de mais coisas uteis para falar. Amanha, acordo cedo para ir no Vaticano buscar agua benta (é sério), porque hoje tava fechado o lugar la.
Bom, o proximo post vai ser de Florença.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Segundas impressoes

Roma, pra mim, é uma cidade de segundas impressoes (nao tem til nesse teclado italiano do albergue). Mais além nesse post, voces vao entender por que.
Saimos cedissimo de Szczecin e começamos nosso trajeto - Angermunde para troca de trem, Berlim, aeroporto e finalmente Roma. A minha primeira impressao ao chegar aqui foi otima, tudo tao verde, um baita sol e o clima relativamente quentinho, tipo 6 graus Celsius. Realmente o suburbio tem cara de mediterraneo, sei la, me passa um aspecto mais pessoal, talvez por ser mais parecido com a arquitetura italiana e portuguesa que tem no Brasil.
Pegamos um bus fretado do aeroporto até o centro da cidade, na estaçao central. Foi entao que começou a aventura: a Natasha se deu por conta que tinha deixado a mala do lado de fora do aeroporto. Como os celulares poloneses nao funcionavam, combinamos que ela voltaria pra la pra recuperar a mala, enquanto eu e o Lee procurariamos um albergue barato e bem localizado - depois nos encontrariamos na frente da estacao as 17h.
Resumindo a opera, depois de muito ligar, correr pra la e pra ca, cybercafes indianos, eu e o Lee encontramos o albergue que estamos, que é de facil acesso pelo metro (que é muito simples). Falando nisso, quando eu estava pensando em como reclamar dos trens do metro que eram muito velhos, eis que surge um trem novissimo e limpinho. Pois é, segundas impressoes.
Voltando um pouco, a Natasha encontrou a mala dela e apareceu na estaçao quando eu e o Lee ja estavamos ficando apavorados pela demora. :)
Fomos ao McDonalds e eu tive a minha outra segunda impressao de Roma, quanto as pessoas, que pareciam todas meio chinelas. Acho que o lugar nao favoreceu: fast food na frente da estacao principal de trem.
Depois de comidos e relaxados (ui), procuramos e encontramos este albergue. Com estava cedo, aproximadamente 19h, saimos para ver o Coliseu à noite. Definitivamente, aquele lugar é de tirar o folego. Imenso e imponente, sem mencionar lindo (iluminado pelas luzes especiais). Junto dele fica o Arco de Constantino, também imenso e iluminado. O lugar nos pareceu super seguro e ficamos ali tirando fotos e caminhando, valeu muito a pena. Fiquei abobado. Falando em segurança, até agora tenho me sentindo super seguro de andar pela noite nas ruas, demos umas voltas aqui pelo bairro - que nao é longe do centro - e encontramos diversos restaurantes e lancherias. Muito tri.
Minha ultima segunda impressao ate agora foi sobre o chuveiro do albergue. Estava eu novamente pensando em como reclamar da pobreza do chuveiro - quanto a quantidade de agua e ao aquecimento - quando ele simplesmente começou a esquentar MUITO e sair agua com MUITA pressao. Melhor pra mim! Vou começar a esperar segundas impressoes de tudo a partir de agora, pelo menos aqui em Roma.
Bom, chega de falar, amanha o dia começa cedo e vamos passear por toda a cidade. Roma tem muitos lugares fantasticos e vai ser dificil escolher somente alguns para visitar.